Informações (42) 3027-8000

Ensino Médio

Ensino Médio a etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para a vida social; preparar para o mercado de trabalho e formar pessoas capacitadas à sua inserção social cidadã, de se perceberem como sujeitos de intervenção de seu próprio processo histórico, atentos às transformações da sociedade, compreendendo os fenômenos sociais e científicos que permeiam o seu cotidiano, possibilitando, ainda, a continuação de seus estudos, oferecendo o conhecimento básico necessário para o estudante ingressar no ensino superior.

A educação no Ensino Médio contempla os eixos cognitivos que se desdobram em habilidades específicas e competências comuns a todas as áreas do conhecimento, segundo as especificidades do Ensino Médio Inovador.

1. Dominar linguagens
Saber ler e entender textos (em português), diagramas, gráficos ilustrações, quadrinhos, pinturas, charges, esquemas, etc. Em 2010, a compreensão das línguas inglesa e espanhola integrará a prova
2. Compreender fenômenos
Capacidade de interligar as disciplinas escolares e conectar o conteúdo aprendido na sala de aula à realidade.
3. Enfrentar situações problema
É preciso ter informações corretas sobre o fenômeno e interpretá-to para tomar a decisão acertada e resolver a proposta.
4. Construir argumentação
Trata-se de assumir um ponto de vista e defendê-lo com argumentos sólidos, baseados nas informações e nos conhecimentos adquiridos sobre qualquer tema proposto.
5. Elaborar propostas
Além de compreender o que se pede e apresentar argumentos a favor de seu ponto de vista, o aluno deve ser capaz de formular propostas para resolver a situação.